Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Observações

Imagem 2: Localização das câmaras usadas pelas formigas
Mais umas imagens da minha colónia, que ainda vai muito no inicio, mas com bons sinais de desenvolvimento. As obreiras, grande parte delas ainda são pequenas, embora já existam algumas um pouco maiores.
Na imagem 1, podes-se observar algumas obreiras, tratando apenas de larvas e pupas, nesta zona não se encontram ovos, talvez devido às diferenças de humidade dentro do formicário, neste local (A1), possivelmente a humidade é menor, do que na zona (A).

Na zona (A), encontra-se a rainha, juntamente com algumas obreiras, que cuidam e tratam da mesma e também dos ovos. A escolha desta câmara, possivelmente, tem haver com o veio que fiz, a cor branca, que está adjacente a (A), que uso para colocar agua para o humidificar o meio. Ainda na câmara (A), encontro algumas outras obreiras, geralmente aos pares, a transformar sementes no alimento prodígio desta espécie, o "pão", basicamente é uma massa que "mastigam" ou "trituram" de aspeto branco. 

Na câmara (B), tem sido o local mais próximo, que usam para armazenarem as sementes, embora elas tenham mais um local, mais longe, onde colocam o resto das sementes. É de referir que, o local armazenamento das mesmas tem haver muito com a humidade existente.
Nas câmaras (C), tenho observado que é o sitio que colocam o "lixo"
Por fim a zona (D) que basicamente é a entrada para o terrário, as outras câmaras que não estão assinaladas, simplesmente ainda não as usam.




Imagem 1: Zona A1

Sem comentários:

Enviar um comentário