Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Cataglyphis ibericus

Outra espécie minha vizinha, a Cataglyphis ibericus (C. ibericus), desloca-se a uma velocidade superior do que a maioria das formigas, outra particularidade é a posição do seu abdómen, encontra--se na vertical em relação ao chão.
O que é bastante engraçado é, por muito que pense que já vi tudo, ou pelo menos, todas aquelas características como, cultivo de fungos, utilização de rebanhos de afideos, produção de "mel", escravatura de outra espécie etc, que já me deixaram surpreendido, ainda consigo encontrar mais novidades.

Então segundo o que eu encontrei foi, não só a C. ibericus como outras espécies de formigas são alvo de parasitação por quatro diferentes tipos de vespas e todas elas têm estratégias de ataque diferentes. No caso da C. ibericus, o nome do agressor é a vespa kollasmosoma sentum e é extraordinário como ela o faz, para depositar os ovos no gaster da formiga em apenas 0.05 segundos. Sendo as formigas, um insecto com grandes capacidades de defesa, é incrível ver a adpatação destas espécies de vespas para poderem sobreviver. 
Depois de depositar o ovo, segundo os autores, não sabem como é que, a jovem vespa, depois de eclodir no interior da colónia consegue sobreviver, assim propuseram outra possibilidade, em que a formiga parasitada, morre e é colocada no exterior da colónia dando possibilidade da vespa sobreviver sem ser atacada. 

Deixo aqui a fonte de onde tirei esta informação, onde estão referidos os autores ou os investigadores que filmaram e relataram este acontecimento. Atenção que estão dois vídeos, no primeiro, a espécie de de formigas alvo não são C.ibericus!.
O video que coloco é do youtube e pertence aos verdadeiros autores:



Cees van Achterberg, José María Durán (2011) Oviposition behaviour of four ant parasitoids (Hymenoptera, Braconidae, Euphorinae, Neoneurini and Ichneumonidae, Hybrizontinae), with the description of three new European species. ZooKeys 125 : 59-106, freely available online at: http://dx.doi.org/10.3897/zookeys.125... .







Imagens: https://www.antweb.org


Obreira (worker)


Rainha (queen)

Localização (location)



Sem comentários:

Enviar um comentário