Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O nascimento de um "Reino"

No dia 10 de Maio de 2012, nasceu a primeira obreira da minha colónia Messor bouvieri. Foi em Dezembro que a capturei, pelo que observei, têm um ciclo de crescimento de mais ou menos 6 meses, até agora bem mais rápido do que as Messor Barbarus. Devido a falta de material na altura que usei para capturar estas futuras rainhas, impossibilitam-me de tirar fotos, pelo menos por agora, pois estão num "antworks" que na altura possuía.
Observei também que nas ultimas fases de maturação da formiga, as pupas, passaram de branco para  um amarelado e por fim, obtendo uma pigmentação preta. Desde o nascimento da primeira obreira, tenho reparado, que as 3 obreiras que possuo, já com 7 dias de vida, parecem um pouco como os bebés, pois nota-se que têm dificuldade em deslocarem-se, não sei se é normal, mas irei estar atento.
Um facto interessante que observei foi, que a rainha, matou um obreira no inicio, penso que possa ter sido para obtenção de alimento, pois estavam bocados partidos de uma formiga.

Assim nasce o reinado da rainha Bouvieri, aos meus olhos, vejo-as como uma sociedade altamente organizada, sem corrupção, sem prejudicarem o seu sistema de vida,  fazendo tudo para o bem-estar da sua colônia, talvez, quem saiba um modelo a ser estudado de forma aprender um pouco desta pequena e ao mesmo tempo complexa sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário