Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Messor bouvieri

Coloco aqui algumas informações que tenho observado desde que capturei futuras rainhas Messor bouvieri durante o voo nupcial, no dia 1 de Abril de 2012. Este voo nupcial, para mim foi inesperado, pois tinha ideia que o voo nupcial das diversas espécies ocorria somente nas primeiras chuvas, a seguir ao verão, mais precisamente entre os meses Outubro-Dezembro, talvez fosse devido à grande falta de chuva que tivemos no inicio deste ano, que as fez pensar que estavam na altura certa ou talvez fosse normal, ser a altura do ano certa para o seu voo nupcial.

Assim fica registado no mês referido anteriormente, a data do voo nupcial desta espécie, Messor bouvieri, ficarei atento em Outubro e também no inicio do ano 2013 pelo voo nupcial desta mesma espécie para saber com a certeza a data certa desta.

Ciclo de vida da Messor bouvieri:

Dados Observados:

Data de captura: 1 de Abril de 2012
Data dos primeiros ovos: 14 de Abril de 2012

Dia: 24 de Maio de 2012, já se vê as larvas mais ou menos com um intervalo de um mês, desde da postura dos primeiros ovos. Estas larvas como estão na foto, tem um aspecto de bastonetes encurvados estão localizados à esquerda da rainha e ligeiramente acima da rainha no lado direito estão uns pequenos aglomerados de ovos.

Estas larvas irão desenvolver-se para o estagio final, as pupas, é de salientar também, devido a pesquisa que ando a realizar sobre as espécies de formigas existentes em Portugal, uma das possíveis diferenças entre  a sub-família Formicinae e Myrmicinae que tenho reparado, é o facto que as espécies da sub-família formicinae as suas larvas formam uma espécie de casulo que contêm as pupas no seu interior e as larvas da sub-família myrmicinae formam pupas desprovidas de casulos. Claro que não tenho ainda a certeza desta característica mas irei debruçar-me sobre esta.

Devo de recordar que estas são as rainhas que capturei, contidas em tubos de ensaio e a rainha da qual vou usar para fundar a minha colónia que referi na mensagem anterior a esta, foi capturada em Dezembro e está neste momento num antworks.

Coloco aqui também as obreiras pertencentes a espécie de Messor bouvieri, foto tirada no meio natural:


4 comentários:

  1. Boas :)
    Vejo que és um entendido na materia e talvez me possas ajudar ...

    Tal como tu tambem ja tenho umas tres formiguinhas e queria saber quando posso e devo muda-las para o "formigueiro"...

    Tenho muitas duvidas , como alimentalas como fazer a mudança etc...

    Desde já muito obrigado :)

    ResponderEliminar
  2. boas

    3 formigas ainda é muito pouco, deixa elas criarem mais, talvez entre 10 a 15 obreiras. Elas agora não se vão interessar em procura de alimento nem aumentar o espaço, so qd elas forem muitas. tenho uma M.barabarus já com quase 11 obreiras no tubo ainda vou esperar q nasçam mais :).

    Alimentar, bem eu tenho testado muita coisa para ver as reações e tenho observado que normalmente que se alimenta é a rainha, portanto o que eu sugiro, é que mistures agua com mel e coloques uma gotinha mais junto ao inicio do tubo.

    semente não vale a pena por, elas precisavam de ter formigas que o transformassem em "pão"(uma especie de pasta) é escusado não te irão fazer nada.

    ou tbm podes fazer triturar uma bolacha e por pequenas migalhinhas no inicio do tubo. Tambem comem, mas prefiro agua-mel.

    È mais completo:
    -tem agua
    -proteinas
    -açucares (energeticos)
    outros

    cumps
    qql duvida diz :)

    ResponderEliminar
  3. estou com uma rainha messor barbarus ela esta en um tubo so que ela nunca quer se alimentar estou com duvida porque comprei um aquario e estou pensando em botar gesso nele queria a sua opinião nisso quando estiver disponiviu bota seu comentario valeu

    ResponderEliminar
  4. Lamento pela demora, ela não irá ter muito interesse em alimentar-se, poderá sim ocasionalmente, se colocar uma gota de agua ou algo liquido, beber.
    Caso ela tenha ja alguma obreiras, ai sim, as pequenas trabalhadoras podem alimentar-se e por sua vez alimentar a sua rainha
    Para efectuar a sua mudança deverá ter bastantes obreiras talvez entre 15-20 seria o ideal, caso não se mudem, tente força-las com sem as prejudicar.
    Eu não recomendaria gesso, é muito pesado, não permite troca de ar e cria facilmente bolor.
    experimente arranjar ytong ou fazer tipo "sandwich"

    Cumprimentos
    Sharkant

    ResponderEliminar