Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O diário de um formigario -FASE I-

Bem, para começar esta aventura mais séria no mundo das formigas tive que investigar muito na net em busca de informações, claro que, quando era mais novo já tinha pesquisado em livros e observado muito :).
Quando era mais novo e tentava fazer pequenos formigários em pequenos aquários o meu grande dilema seria encontrar a rainha, pois sabia que sem ela, a colónia que queria fundar não tinha efeito, então chegava ir ao campo escavar colónias de formigas ao mais fundo que podia, mas nunca consegui capturar a dita rainha. Então como não conseguia trazia sempre um pequeno grupo de obreiras e colocava num formigário que tinha preparado. Deparei me então com alguns problemas :D:
  1. Não sabia como arranjar uma rainha;
  2. As obreiras que colocava no formigario, que era um aquário, escavavam túneis para o interior ou seja deixava-as de ver;
Estes eram os principais problemas que me deixavam a pensar.

ANOS PASSARAM....fui lendo, pesquisando...


Fiquei bastante surpreso com a quantidade de registos de pessoas que tinham feito Formigários ou Quintas de formigas e ainda me surpreendeu mais depois de ter descoberto lojas especializadas no domínio das formigas :D foi então que decidi mesmo de iniciar esta aventura :).

Depois de saber que existe uma época do ano em que as rainhas jovens que saem das suas colónias durante as primeiras chuvas do ano para acasalarem, por volta de Setembro-Outubro, para fundarem novas colónias, a este fenómeno dá-se o nome de Voo Nupcial,  então decidi esperar por Outubro para capturar uma destas rainhas.




FASE I

Finais de Outubro, consegui capturar duas rainhas,  coloquei-as em frascos separados, onde preenchi até metade, com areia. estão comigo mais ou menos a uma semana. Coloquei-as num sitio escuro pois sei que a espécie que capturei, que vou mencionar mais a frente, é uma espécie que hiberna até a primavera.


Falando um pouco da espécie que capturei, que tem o nome de Messor Barbarus, que até por acaso era uma das espécies que ficava a observar quando era mais novo, é uma espécie que sempre me cativou desde dessa altura, pois comparado com outras espécies que observei, existe uma diferenciação física ou seja, distingue-se bem uma obreira de uma guerreira através do seu tamanho e da sua cabeça.


As rainhas da espécie Messor Barbarus, depois de acasalarem durante o Voo Nupcial, ao caírem chão perdem as asas e tentam abrigar-se, escavando bem fundo onde irão hibernar até à próxima Primavera.




fig.1:Imagem mais acima é uma rainha e mais abaixo o macho

Fig. 2: Nesta imagem pode ver-se bem a distinção entre as obreiras minor em major

Domingo dia 5 de Novembro de 2011



Bem decidi então à procura de formigários ou ant farms em sites próprios de criadores de formigas, não sei bem o termo adequado :). De  todos os formigarios que vi, gostei muito de dois tipos. Um que parece um aquário mas achatado, do qual tem o nome de "sandwich", estes são bons pois conseguimos ver todos os túneis e câmaras que as formigas escavam. O outro, que foi o que gostei mais foi também um que tem o aspecto de um aquário mas de dimensões normais , ou seja, sem ser achatado, no interior deste aquário está um material, do qual eu não conheço, que já possui túneis e câmaras moldadas todas elas juntas às faces do aquário.
Outra coisa que também acrescento, é que todos os formigarios possuem várias entradas laterais, caso queiramos aumentar a colonia, lingando-os atráves de tubos :D


Fig.3: Nesta figura estão os formicarios que referi acima: O esquerdo é o sandwich e o direito, o que já possui o material moldado.



Dia 9 de Novembro de 2011

É com grande tristeza minha que anuncio a morte de uma das rainhas que tinha capturado, tinha lhe baptizado com o nome de Medusa, agora as esperanças de fundar uma colónia de raíz estão depositadas na Antenas, a única rainha que possuo neste momento.



Dia 11 de Novembro de 2011



 O meu novo formigario chegou hoje, ainda não o tenho comigo, assim que tiver irei postar mais fotos aqui, pois ele é igual à foto que postei sobre os formicarios (fig. 3) que diz colorado. Para além deste formicario ando a tentar fazer um outro, pois sei que se tiver uma colónia, ela irá crescer e eventualmente terei de acrescentar pelo menos mais um. Através de vídeos que vejo, tenho tentado reproduzir, não é fácil!! uma vez que sou péssimo em T.M. (trabalhos manuais) XD, já vou no terceiro prototipo, penso que seja desta...

Se tudo correr bem a minha colónia só irá arrancar mais ou menos em Fevereiro, pois a raínha que possuo neste momento está em hibernação, assim também me dá tempo para preparar o cenário todo.


16 Novembro 2011

Bem actualizando aqui o meu diário, acerca do meu formigário que mandei vir, foi um "tiro pela culatra" pois as dimensoes são pequenas, como se fossem para mini formigas, claro o erro foi meu não vi bem as dimensões...bem adiante, ainda estou a estudar maneiras de fazer formigários, ideias não me faltam e estou quase, quase lá...
Entretanto a minha rainha Antenas continua a hibernar, espero que sobreviva, pois gostava muito que a minha colónia crescesse de raiz, vamos aguardar ainda falta muito tempo, quem espera sempre alcança :D. Vou tentar arranjar maneira de colocar fotos, mas anda complicado pois o cartão de memoria da maquina pifou :S, também vou tratar disso...Até lá vou completando a parte sobre a espécie Messor Barbarus e colocando mais curiosidades.




26 Novembro de 2011


Hoje, na minha habitual visita a casa dos meus pais inspeccionei a piscina, como faço sempre e reparei que tinha alguns insectos à superfície ainda vivos, ainda com a esperança, tentei identifica-los e surpreendi-me ao ver algumas rainhas de espécies diferentes.Uma das rainhas que identifiquei são da espécie crematogaster scutellaris as outras não tenho bem a certeza, ainda tenho de observar melhor, penso que sejam da espécies crematogaster sordidula e Messor structor.
Coloco aqui algumas fotos pela ordem que mencionei, só não coloco uma foto sobre a ultima pois não tenho a certeza ainda sobre a ultima.
capturei as que estavam vivas e preparei pequenos recipientes para cada uma, ainda estou a espera de tubos de ensaio para as preparar melhor. Agora só resta que sobrevivam ao inverno...


8 Março de 2012


Depois desta longa pausa, em que as rainhas estiveram em hibernação, coloco aqui as primeiras boas notícias, primeiro pela sua sobrivivencia  em cativeiro e segundo por ter observado os seus pequenos ovos num pequeno monte esbranquiçado do qual ela carrega na boca para os limpar e deslocar de lugar. Irei tentar postar aqui algumas fotos.


Cont.






2 comentários:

  1. Muito bem, estou a gostar de ver, ou melhor, de ler :D

    ResponderEliminar
  2. qualquer dia chegas a casa e tens que ir dormir pró carro por causa das formigas XD

    agora isso te ter que esperar até à Primavera é que na tá com nada..

    fico à espera de mais desenvolvimentos :P

    ResponderEliminar